Timber by EMSIEN-3 LTD
Jornal de Toledo

Jornal de Toledo

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, anunciou na manhã desta segunda-feira (24) a historiadora Neurides Martins, diretora do Museu Paleontológico da cidade.

Segundo ela, o resultado de pesquisa realizada em parceria com a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e a USP (Universidade de São Paulo), será apresentado em Coletiva de imprensa quarta-feira (26), no Auditório Nadir Cancian, anexo à UEM, em Maringá.

A descoberta, inédita no mundo, segundo a historiadora, comprova que dinossauros habitaram a região Noroeste do Paraná, fato até então ignorado. Cientistas, paleontólogos e estudiosos do assunto de várias universidades, além da imprensa internacional, estão sendo convidados a conhecer as primeiras imagens do novo dinossauro e todas as informações da pesquisa, que culminou no achado.

“Só podemos adiantar que o dinossauro de Cruzeiro do Oeste é único no mundo e que sua descoberta acrescenta muito sobre vida na pré-história do nosso planeta”, disse a historiadora, diretora do Museu.

Comentário

O inverno começa nesta sexta-feira (21), ao meio-dia (pelo horário de MS), devendo originar, ao longo dos próximos três meses, temperaturas acima da média para o período nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e se encerra na madrugada do dia 23 de setembro, quando dará lugar à primavera.

Conforme explica o Inmet, o inverno tem como característica a redução de chuvas nas três regiões e em partes do Nordeste e do Norte do Brasil. Com a diminuição da temperatura, ocasionada pelas massas de ar frio do sul do continente, amplia-se a probabilidade de ocorrerem geadas nas regiões Sul e Sudeste e no estado de Mato Grosso do Sul, além da queda de neve nas áreas serranas e planaltos do Sul do país e friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

As condições típicas da estação, que incluem inversões térmicas durante as manhãs, também podem produzir a formação de nevoeiros e névoa úmida nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Comentário

A etapa nacional dos jogos internos Dr. Sandro Arredondo que envolve universitários da UCP (Universidad Central Del Paraguai) vai acontecer neste sábado (25) e domingo (26) no Poliesportivo Municipal Don Carlos Barreto Sarubbi em Ciudad Del Este.

Cerca de 300 atletas de Pedro Juan Caballero, Assunção e Ciudad Del Este estarão disputando as modalidades de voleibol e futsal masculino e feminino. A disputa acontece entre as equipes campeãs nas fases regionais que foram realizadas este mês e que agora buscam o título nacional e a conquista da Copa.

De acordo com Renan Fernando de Oliveira, coordenador dos jogos, com as competições regionais os campeões de cada modalidade ganharam o direito de participar da fase nacional. “Sem dúvida que a disputa será bastante acirrada entre as equipes, mas o que importa mesmo é a participação de todos em uma competição sadia entre nossos estudantes”, disse ele.

A competição leva o nome do professor doutor Sandro Arredondo, morto recentemente e que era professor e diretor da faculdade de medicina em Pedro Juan Caballero e um grande incentivador do esporte. A abertura da competição está marcada para este sábado (25) às 9 horas com o desfile das delegações e uma participação do ex-jogador da seleção brasileira de futsal Vander Carioca.

Comentário

Nesta quarta-feira (1), a Prefeitura de Toledo realiza a Festa do Trabalhador. O evento, inicialmente agendado para o parque ecológico Diva Paim Barth, foi reprogramado para o Centro de Eventos Ismael Sperafico, a partir das 19 horas.

A mudança, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, se deve ao clima chuvoso que se apresenta na cidade. No Centro de Eventos haverá shows com o cantor Adriano Rolliver e a dupla sertaneja Mayck e Lyan.

Segundo a assessoria, haverá uma linha exclusiva de ônibus a partir das 18h30 do Terminal Rodoviário para o Centro de Eventos Ismael Sperafico, visando facilitar o acesso da população às homenagens pelo dia do trabalho.

O deputado Luiz Carlos Martins (Progressista) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 246/2019 que assegura às mulheres em idade fértil a realização do exame que detecta a trombofilia. Não é uma doença, mas sim uma condição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos). Pode ser hereditária ou adquirida.

O projeto estabelece que todas as mulheres entre 10 e 49 anos de idade possam realizar o exame em todos os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde), mediante guia de solicitação médica.

“O que que queremos é alertar a sociedade e os órgãos do Estado ligados à Saúde, da necessidade desse exame, que previne os processos de trombose, principalmente nos casos em que essa condição apareça na gravidez. Isso pode evitar abortos espontâneos e colocar à disposição da mulher a possibilidade de tratamento da trombofilia”, diz Martins.

O exame já é ofertado com base em lei pela rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul, na cidade de São Paulo, em Passos de Minas (MG), entre outros, justifica o parlamentar paranaense.

O projeto prevê também que o órgão responsável pela saúde no Estado realize campanhas sobre os riscos da trombofilia em mulheres que fazem uso de anticoncepcional e que são portadoras do gene, além dos cuidados que a gestante precisa ter para prevenção e tratamento. Se não for tratada, a trombofilia pode diminuir as chances de ter um filho vivo para 10%. Com o tratamento, essa taxa sobe para 85 a 90%.

Comentário

Deu tudo certo para o Toledo na primeira partida da final do Paranaense, neste domingo (14), quando, jogando em casa, depois de segurar o Athletico durante toda a partida, o Porco fez o gol da vitória já nos acréscimos com Fandinho, que deixou o placar em 1 a 0 e com vantagem para o segundo jogo decisivo, na Baixada.

O Furacão tentou mais durante toda a partida, mas também mostrou pouca capacidade de finalizar. O primeiro e o segundo tempo foram de poucas emoções, com algumas chances raras e uma pequena luta particular entre Erick, do Athletico, e André Luiz, do Toledo, mas sem grandes momentos.

A partida decisiva do Paranaense fica para a Arena da Baixada, no próximo domingo (21), às 16 horas. O Toledo tem a vantagem do empate para levar o título de campeão. Novo placar de 1 a 0 ou qualquer resultado com diferença de apenas um gol para o Athletico leva a decisão para os pênaltis, publica o Globoesporte.com

Comentário

Uma idosa de 71 anos morreu ao ser atingida por um tiro em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, na noite deste sábado (13). Segundo a PM (Polícia Militar), o tiro foi disparado pelo neto dela acidentalmente.

Ainda de acordo com a polícia, a família estava confraternizando em uma usina, e o neto, que é empresário, pegou uma espingarda de calibre 32 e ela disparou acertando a nuca da idosa. A mulher chegou a ser socorrida e levada para um pronto-socorro, mas não resistiu, publica o canal RPC.

Comentário

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) e mais cinco titulares da Comissão de Segurança, da Assembleia Legislativa, assinaram documento encaminhado ao Governo solicitando a suspensão dos efeitos do dispositivo da Lei 18.907/2016, editada na administração anterior, que cancelou por tempo indeterminado o pagamento da data-base dos servidores públicos.

No requerimento, encaminhado ao governador Ratinho Junior, eles observam que a defasagem salarial “está inquietando nossos quartéis, departamento e institutos”, referindo-se aos servidores das Polícias Militar, Civil e Científica e do sistema penitenciário.

“Os servidores estaduais, incluindo os das forças de segurança, já fizeram o sacrifício em favor do equilíbrio fiscal do Estado e não cabe mais, três anos depois, ainda serem submetidos a esta situação”, afirmou Recalcatti. “Queremos um posicionamento oficial do governo a respeito dessa questão”, completou.

No requerimento, os parlamentares relataram que a defasagem salarial atinge hoje 16,36%. “Salientamos que os servidores dos poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas já receberam todos estes reajustes integralmente”, anotaram.

Os deputados ainda sugerem ao governo estadual a apresentação de um plano para o pagamento. “Propomos que esta reposição seja efetuada até de forma facilitada em parcelas mensais vinculado ao crescimento vegetativo da arrecadação do Estado e que, desta maneira, venha a contribuir com a gestão governamental”, escreveram no requerimento. Além de Delegado Recalcatti, vice-presidente da Comissão de Segurança, assinaram o documento os deputados estaduais Coronel Lee, Soldado Adriano, Delegado Fernando, Delegado Jacovós e Subtenente Everton.

Comentário

Morreu neste domingo (7), em decorrência de complicações no tratamento de um câncer no esôfago, o funcionário público aposentado do Ministério da Saúde em Umuarama, Jesuíno da Natividade, de 75 anos.

‘Seo’ Jesuíno, como os amigos o tratavam, teve como último local de trabalho, antes de se aposentar, o setor administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios. A notícia do falecimento deixou os colegas consternados.

No trabalho, Jesuíno era conhecido pela simpatia, gentileza e bom caráter. Um verdadeiro exemplo de servidor público, definiram os colegas. “Ele era aquele senhor que deixava tudo organizado. Apontava os lápis, organizava as canetas... tudo em fileiras”, recordou uma das colegas.

Jesuíno da Natividade nasceu em agosto de 1943 e deixa três filhos (Denise, Suzana e Michel) e três netos, além de uma legião de amigos e admiradores que conquistou ao longo da carreira como servidor público da saúde.

O funeral acontece na Capela 2 da Umuprev e o sepultamento está agendado para às 15 horas desta segunda-feira (8) no cemitério municipal.

Comentário

Um dia de atendimento, carinho e prestação de serviço. Foi assim que médicos, universitários e colaboradores da UCP (Universidad Central Del Paraguay) passaram o sábado (23) na comunidade Capitan Sosa da cidade de Horqueta no interior do Paraguai. Foram feitos 315 atendimentos de atenção básica, cuidados médicos e de enfermaria, atenção psicológica e até distribuição de medicamentos para as pessoas.

O trabalho faz parte da extensão universitária e teve o apoio da Prefeitura local através do prefeito Jorge Urbieta que se mostrou muito satisfeito com os resultados. “Temos muitas carências em nossa comunidade e uma ajuda como esta é sempre bem-vinda. Hoje foram atendidas aqui grávidas, pessoas idosas e com necessidades especiais e muitas crianças que precisavam de atendimento médico e psicológico”, disse o prefeito.

O projeto ‘Mais Saúde na Fronteira’ tem como objetivo levar este tipo de atendimento alcançando um impacto social nas comunidades atingidas, melhorando a atenção básica e é também uma forma de mostrar aos futuros profissionais médicos a necessidade de se trabalhar em comunidade com a detecção de doenças e ter um tratamento rápido e eficaz dessas enfermidades.

De acordo com a professora e médica da Universidad Central Del Paraguay, Adriely Pagnocelli, este tipo de evento deve ser oferecido em todas as comunidades que necessitem da presença de profissionais de saúde e a UCP conta com estrutura e recursos humanos para levar mais qualidade de vida às pessoas, ao mesmo tempo em que aumenta o conhecimento dos universitários.

Comentário

Página 1 de 26

Brasileirão - Rodada

Classificação

O Tempo Agora

Entre em Contato

Editores de conteúdo
Clóvis de Oliveira
Email: clovis@douranews.com.br
(67) 99913-8196
Lucas Bertoletti
Email: lucas@douranews.com.br
(45) 99931-7131

E-mail: jornaldetoledo@gmail.com